A colonoscopia é um exame que permite a visualização em tempo real de todo o cólon (intestino grosso) e do íleo terminal, por meio de um tubo flexível com câmera em sua extremidade. O procedimento permite detectar lesões, inflamações na parede intestinal, pólipos e tumores. Além da possibilidade de ressecar essas lesões identificadas, durante a realização do exame. É indicada para todo o indivíduo a partir de 50 anos de idade ou até mesmo antes, para aqueles que tem casos de câncer de intestino na família ou outras doenças que possam evoluir a partir de pólipos no intestino. Esses pólipos, por sua vez, são retirados através da polipectomia, procedimento realizado durante a colonoscopia e em seguidas enviados à anatomia patológica (bióspia).
O exame é realizado com sedação para evitar o desconforto durante o procedimento. Portanto, o paciente deverá comparecer ao exame com acompanhante adulto.
Limpeza
Para realização da colonoscopia é necessária uma "limpeza" do intestino através de uma dieta sem resíduos e laxantes. Esse preparo deve ser individualizado para cada paciente, devendo-se seguir corretamente as orientações do corpo clínico para que se consiga um resultado satisfatório. Em alguns casos, recomenda-se o preparo em regime de internação, principalmente em idosos e indivíduos com intolerância ao preparo.
Caso escolha o preparo internado, o paciente ficará acomodado em um leito de Hospital Dia, onde iniciará a segunda etapa de seu preparo, que consiste em:
· Hidratação endovenosa (infusão de soro) para que não se sinta desidratado ou fraco;
· Ingestão da solução de Manitol (suco) – que tem ação laxativa. Esta segunda etapa do preparo requer entre 4h e 8h, conforme o hábito intestinal do paciente;·
Durante todo o preparo, o paciente é assistido e supervisionado, para que o mesmo seja o mais confortável possível.
Para uma maior comodidade do paciente, o Instituto Mendonça Costa oferece o serviço de preparo para colonoscopia em regime de internação privada.