A endoscopia digestiva alta, mais conhecida apenas como endoscopia, é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado), podendo diagnosticar várias doenças e tratar algumas delas.
O procedimento é realizado com o endoscópio, que é um tubo flexível fino com uma câmera em sua extremidade, possibilitando a visualização em tempo real de lesões, podendo-se realizar biópsias, tratar hemorragias digestivas e até mesmo ressecar tumores precoces, sem a necessidade de cirurgia, além de outras intervenções.
O procedimento é realizado com sedação e não causa nenhum desconforto ao paciente.
1) Jejum: é necessário parar de beber e comer oito horas antes da endoscopia para garantir que seu estômago esteja vazio para o procedimento.
2) Interromper alguns medicamentos: os medicamentos anticoagulantes devem ser interrompidos, pois aumentam o risco de sangramento em procedimentos endoscópicos. As medicações devem ser avaliadas pelo médico, principalmente em indivíduos com diabetes, cardiopatias e/ou hipertensão arterial.
A Endoscopia Digestiva Alta, atualmente, se trata de um exame indolor, seguro e eficaz para o diagnóstico de problemas digestivos, fazendo parte do arsenal diagnóstico diário do Gastroenterologistas.